11 Os benefícios da Banana para a saúde

11 Benefícios da Banan para Saúde

Que as Bananas são extremamente deliciosas muitas pessoas concordam, contudo, muitos são os benefícios da banana para a saúde, uma vez que, a banana também é muito rica em nutrientes essenciais, além de proporcionar benefícios para a digestão, saúde do coração, níveis de açúcar no sangue, entre outros.

A BANANA no Brasil

Nome científico da banana = Musa acuminata colla.

Benefícios da Banan contra as cãimbrasO cultivo da banana é adaptado ao clima úmido e quente e, apesar de serem nativas do sudeste da Ásia, elas são cultivadas no mundo inteiro e, portanto, temos esse fruto disponível durante todas as estações do ano e aqui no Brasil não é diferente.

Encontramos no Brasil variados tipos de bananas como, entretanto, todos possuem benefícios, algumas delas são: a banana nanica, banana maçã, banana prata, banana ouro, banana da terra, a plátanos entre outras. Mais de cinquenta espécies de bananas já foram catalogadas. São muito versáteis em receitas, até substituindo ingredientes como açúcar, óleos refinados, farinhas processadas, entre outros, sendo assim, consumida de inúmeras forma.

As propriedades nutricionais da banana a tornam um alimento completo e gerando muitos benefícios para a sua saúde e por isso, ela é conhecida como superalimento dos trópicos.

Agora vamos aos benefícios da banana para a saúde, explorando assim as suas propriedades. Veremos 11 incríveis benefícios da banana.

1. Banana é Fonte de Nutrientes

Bana é fonte de nutrientes para o corpo
Banana é fonte de potássio, cálcio e fibras alimentares, além de outros minerais. Os benefícios da banana para a saúde fazem dela um alimento ideal para atletas e aqueles que se exercitam regularmente, por causa da alta concentração de carboidratos que regulam os níveis de energia do organismo. Os carboidratos são uma fonte rápida de absorção de energia antes do treino e recompõem as energias vitais no pós-treino.

Uma banana média contém cerca de 118 gramas (confira aqui análises a respeito: Food Chemistry  e NCBI ).

Em média cada banana contém aproximadamente 105 calorias, composição essa formada, na grande maioria, por águacarboidratos.

As bananas contêm pouca proteína e quase nenhuma gordura, elas são assim, por conter uma quantidade relativamente elevada de carboidratos e açúcar, mas quase nenhuma proteína ou gorduras.

O consumo da banana pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para pessoas em geral, especialmente quando consumidas antes e depois de sessões de exercícios, entretanto,  ela deve ser consumida com cuidado por diabéticos, que devem ser acompanhados por seu médico.

As Propriedades Nutricionais da Banana:

  • Potássio: 9% da IDR (Ingestão Diária Recomendada);
  • Vitamina B6: 33% do IDR;
  • Vitamina C: 11% do IDR;
  • Magnésio: 8% do IDR;
  • Cobre: 10% do IDR;
  • Manganês: 14% do IDR;
  • Carboidratos líquidos: 24 gramas;
  • Fibra: 3,1 gramas;
  • Proteína: 1,3 gramas;
  • Gordura: 0,4 gramas.

IDR = Ingestão Diária Recomendada.

2. Regulador dos níveis de açúcar

Banan verde ajuda regular índice glicêmicoNo geral as bananas são ricas em dois tipos de fibra: a pectina e o amido resistente. Essas duas substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue (ver estudo: NCBI.)

Além disso, bananas possuem baixo índice glicêmico (medida de 0 a 100, que serve para quantificar o quão rápido os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue). Contudo, enquanto o valor glicêmico das bananas verdes é de cerca de 30, as bananas maduras apresentam um índice glicêmico em torno de 60. O valor médio de todas as bananas é de 51.

Isso significa que o consumo de bananas não causa grandes elevações nos níveis de açúcar do sangue em indivíduos saudáveis. No entanto, a mesma regra não se aplicar aos diabéticos que, por causa do açúcar, precisam evitar comer bananas muito maduras além de monitorar o nível de açúcar no sangue, cuidadosamente.

3. Comer Banana Melhora na digestão

Banana é bom para digestão

O consumo de carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais, ou seja, fibra dietética, tem sido associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo a melhora da digestão.

Uma banana de tamanho médio traz em sua composição, em média, três gramas de fibras, compostos por pectina e amido resistente. Porém, quanto mais maduras elas estiverem menor será a quantidade de fibras presentes.

As bananas trazem em sua composição o amido, muito resistente e que não é digerido, por isso, ele chega no intestino na forma integral, e servirão de alimento para os micro-organismos benéficos da flora intestinal, os tão conhecidos probióticos.

Além disso, estudos sugerem que a pectina ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon.

4. Banana Evita cãibras

Comer banana evita cãimbra

A banana por ser uma rica fonte de potássio, seu uso é uma prática comum entre os atletas como prevenção as cãibras musculares. Pesquisas já mostraram que o baixo nível de potássio no organismo pode contribuir para o risco de constantes cãibras. Um estudo recente cita que o consumo de uma ou duas bananas antes de uma hora de exercício pode manter os níveis de potássio no sangue mais elevados, inclusive após o treinamento.

A banana por ser rica em sais minerais como potássio, magnésio e fósforo,  está entre as frutas mais consumidas pelos atletas.

Segundo uma matéria divulgada pelo canal Globo.com, o educador físico e doutor em ciência do movimento humano, Orlando Laitano, fez um estudo sobre radicais livres e antioxidantes na atividade física, onde a banana foi uma das frutas utilizadas na pesquisa e ele explica que, durante a prática de atividade física, como a corrida, não existem perdas significativas de potássio por meio do suor. Por outro lado, a banana pode ajudar na prevenção de cãimbras, muito mais por ser uma fonte de combustível para o músculo do que pela reposição do potássio.

5. Banana Ajuda na Perda de Peso

As bananas previne ainda a constipação, ajudando melhorar o desempenho do intestino e também são grandes aliadas das pessoas que desejam perder peso de uma forma saudável. Para começar, uma banana média contém apenas 100 calorias e ainda consegue ser nutritiva e dar aquela sensação de estômago forrado, ou seja, a comida permanece mais tempo no estômago o que nos dá a sensação de satisfação por mais tempo.

Além disso, cerca de metade do teor de fibras da banana são solúveis, ou seja, quando chegam ao aparelho digestivo, elas absorvem água e retardam a digestão. Comer fibras de origem vegetal tem sido associado a menor peso corporal e perda de peso saudável e progressivo.

Você sabia que, comendo uma banana antes das refeições você estará menos propensos a comer demais quando a comida chega à mesa? Mas, tome cuidado com a quantidade já que bananas são ricas em carboidratos.

6. Banana faz bem a saúde do coração

Banana faz bem a saúde do coraçãoA Banana ajuda na regulação da pressão arterial, na prevenção de derrames e infartos.

Bananas são ricas em potássio, que é um mineral essencial para a saúde do coração e condutor de eletricidade, necessário para a estabilidade dos batimentos cardíacos, especialmente para o controle da pressão arterial.

No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consomem a quantidade ideal de potássio diariamente, perda que pode ser compensada com o consumo da banana, como já foi dito, elas são riquíssimas em potássio e o mineral que ajuda a regular a pressão sanguínea, estando seu consumo associado a um índice de 27% menor no risco de doenças cardíacas.

Além disso, as  bananas contêm uma quantidade razoável de magnésio, outro mineral também muito importante para a saúde do coração.

7. A Banana Melhora o humor

Benefícios da Banan para o HumorAs Bananas também podem ajudar a superar a depressão devido aos altos níveis de triptofano. O triptofano é um aminoácido que, ao ser ingerido, o corpo converte em serotonina, um neurotransmissor do cérebro que regula o humor e promove a sensação de bem estar. Além disso, a vitamina B6 presente na banana pode auxiliar na qualidade do sono, enquanto o magnésio ajuda a relaxar os músculos.

A banana também possui antioxidantes que regulam a liberação de dopamina no cérebro, outro reforço para a manutenção do seu humor.

8. Banana: Aliado a sensibilidade à insulina

Um potencial fator de risco para muitas das doenças mais graves do mundo, é a resistência à insulina, que é um importante aliado ao tratamento de diabetes tipo 2.

Estudos mostraram que 15 a 30 gramas de amido resistente por dia podem melhorar a sensibilidade à insulina em 33-50% em apenas quatro semanas.

As bananas verdes são uma excelente fonte de amido resistente e podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.

9. Banana Pode ser um aliado da saúde renal

Um estudo feito com mulheres mostrou ao longo de 13 anos que, aquelas que comiam bananas  de duas a três vezes por semana possuiam 33% menos probabilidade de desenvolver doença renal.

O potássio é essencial para o controle da pressão arterial e para a função renal saudável e, como você já sabe as bananas são muito ricas nesse mineral.

Já outro estudo divulgado pelo NCBI descobriram que, quem consome banana de quatro a seis vezes por semana tem até 50% menos chances de desenvolver doenças renais, em comparação com pessoas que não comem bananas.

10. Facilidade no uso de dietas

Benefícios da Banan nas DietasAlém das bananas serem incrivelmente saudáveis, também são um dos alimentos mais fáceis de adicionar à qualquer dieta e elas vão muito bem com quase tudo.

As bananas são um ótimo complemento no café da manhã, quando estão bem maduras, você até pode usá-las no lugar do açúcar. Outro mega benefício é que as bananas raramente contêm pesticidas devido à sua espessa camada protetora, que também facilita seu transporte para um lanchinho diário.

11. Os benefícios para quem faz exercícios

Benefícios da Banan nos Exercícios FísicosAs bananas são muitas vezes referidas como o alimento perfeito para os atletas, principalmente devido ao seu conteúdo mineral e de carboidratos que podem ser facilmente digeridos.

Alguns estudo apontam que, comer banana pode ajuda a reduzir câimbrasdores musculares relacionadas a exercícios que afetam até 95% da população. A razão para as câimbras é desconhecida, mas uma teoria popular afirma que é uma mistura de desidratação e desequilíbrio eletrolítico.

No entanto, outros estudos não encontraram qualquer relação entre o consumo de banana e a diminuição das câimbras. Mas, em compensação, algumas pesquisas revelaram que as bananas são capazes de fornecer excelente nutrição antes, durante e depois dos exercícios físicos.

Deixe uma resposta